Carol Shaw: a primeira desenvolvedora de games

Carol Shaw nasceu no Palo Alto, Califórnia, em 1955 e é uma engenheira computacional
e desenvolvedora de jogos estadunidense, notória por ser a primeira mulher desenvolvedora
de jogos eletrônicos no mundo.

Ela trabalhou como Engenheira de Software para  Microprocessadores na empresa Atari e é formada em Ciência da Computação, sendo o seu trabalho mais notório o famoso jogo River Raid.

O vídeo seguinte é sobre o percurso da sua vida e da carreira na área de games e abaixo um texto transcrito traduzido.



Transcrição traduzida do vídeo:

Chris Garcia: A história de Carol é importante hoje porque ela estava lá com as pessoas que ainda são chamadas de "os cachorros grandes". Ela estava no momento que o "Big Bang" do que era a indústria moderna de games aconteceu e ela era uma igual entre eles e, em várias formas, até melhor.
Shannon Symonds: Carol Shaw é uma das primeiras, se não a primeira, mulher programadora e designer de vídeo games.
Carol Shaw: Certo! Conseguimos, está funcionando.
Carol Shaw: Eu nasci em 1955, aqui mesmo em Palo Alto. Meu pai era um engenheiro mecânico e eu colecionava carrinhos da Matchbox. Nós tínhamos brinquedos de trens, brinquedos de construções, todo tipo de coisa que nós construíamos. Meus pais me encorajaram a fazer matemática e ciência, não era esperado que garotas fossem boas em matemática.
Shannon Symonds: Ela tinha um background em ciência da computação e engenharia, ela foi direto da faculdade trabalhar para Atari.
Carol Shaw: Eu fui contratada para escrever jogos para o Atari 2600. Este é Polo, meu primeiro jogo, primeira tarefa para Atari, uma propaganda da colônia de polo da Ralph Lauren. É uma combinação de Pong e algum outro jogo, mas eu não tinha qualquer experiência prévia e eles só te colocavam para trabalhar desenvolvendo um jogo. Nessa época, uma pessoa fazia o jogo todo, codificando a parte gráfica, som, uma interface de gameplay para o usuário, tudo. O que, se você parar para pensar sobre, é besteira, esperar que uma pessoa seja boa em todos esses aspectos do jogo.
Chris Garcia: Carol era conhecida como a maga do 6502, que era o processador que fez o 2600 ser possível. Você tem um milionésimo do valor de um Iphone em potência e Carol certamente captou isso mais que qualquer coisa. Ela entendeu como tirar todo o poder dali.
Shannon Symonds: Ela era uma programadora e matemática brilhante e ela era mulher, ela não percebia na época que combinação única e inspiradora isso era.
Carol Shaw: Uma observação de Ray Kassar, presidente do Atari, quando eu comecei, ele falou: Oh, finalmente temos uma mulher game-designer, ela pode fazer decoração de interior e jogos com cores que combinam. Você vê esse artigo no New York Times: Shaw fez River Raid, um jogo que eu gastei incontáveis horas quando era uma criança, para a Activision em 1983.
Chris Garcia: Ela criou River Raid.
Carol Shaw: Tem um artigo inteiro no New York Times.
Chris Garcia: E se você reduzir todas as suas contribuições na Activision, todas as suas contribuições em video games a apenas esse jogo, ela ainda assim está em Cooperstown, ela ainda assim é uma lenda.
Shannon Symonds: De algumas formas, a simplicidade (do jogo) era seu dom, e o porquê as pessoas amaram tanto.
Chris Garcia: Sua compreensão a partir do segundo que você pega o joystick do que estava acontecendo.
Shannon Symonds: E a beleza dos códigos de Carol, o background quase não se repetia.
Chris Garcia: Você sentia como se fosse ser diferente na próxima vez. Ela sabia como fazer um ótimo game.
Carol Shaw: Então este é o cartucho de platina em reconhecimento das vendas acima de um milhão de unidades. É, muitas pessoas me falaram que eles gostam do meu jogo, então não era bem sucedido apenas porque era um porto dos jogos de arcade, era bem sucedido porque foi algo que eu fiz, então é algo de que sou orgulhosa.
Shannon Symonds: Apesar de Carol ter sido a primeira, certamente houveram outras, Donna Bailey veio bem pouco depois, o jogo mais famoso dela foi Centipede, também teve Carla Buttinsky. Ela criou jogos para o Atari como: Warlords.
Chris Garcia: Quando mulheres estão em tecnologia geralmente seus papéis são diminuídos, mas mulheres sempre estiveram lá e mulheres sempre estiveram nos níveis mais altos.
Shannon Symonds: Aqui está prova tangível que tinha uma mulher que estava envolvida nesta indústria, e em um papel bastante importante para o sucesso de River Raid.
Chris Garcia: Isso é muito importante de se lembrar, não apenas porque tira o estigma das pessoas que desenvolvem jogos, que tem que ser sempre homens brancos, mas porquê, basicamente, diz que eles estão errados.




Referências:


Mulheres Históricas: Carol Shaw, a primeira desenvolvedora de jogos eletrônicos.
https://canaltech.com.br/internet/mulheres-historicas-carol-shaw-a-primeira-desenvolvedora-de-jogos-eletronicos-75877/

Carol Shaw
https://en.wikipedia.org/wiki/Carol_Shaw

Share:

0 comentários