Karen Spärck Jones

Karen Spärck.jpg
Karen Spärck Jones nasceu em Huddersfield, Yorkshire, Inglaterra e trabalhou o Processamento de Linguagem Natural e Recuperação de Informações e foi precursora do conceito de frequência do termo–inverso da frequência nos documentos.


Karen teve uma longa história em investigações experimentais em relação a linguagem humana. Foi precursora do conceito de frequência do termo–inverso da frequência nos documentos (1972, A statistical interpretation of term specificity and its application in retrieval., Journal of Documentation, 28:11–21), inegavelmente usado como parte da medida da importância de várias palavras contidas em documentos na busca de informação. Ganhou vários prêmios renomados durante a sua vida e foi presidente da Associação para Linguística Computacional.

Karen também trabalhou com a divulgação da carreira para meninas e mulheres e em 2007 afirmou publicamente que: "Nós estávamos tentando chegar em garotas em anos escolares e nós sabíamos que precisávamos alcançar os professores primeiro. Descobrimos que o avanço da computação no mundo administrativo e secretarial desvalorizou a carreira de certa forma. Quando um dos professores sugeriu para os pais de uma menina que ela talvez devesse entrar na carreira de computação, os pais falaram: Oh, nós não queremos que Samantha seja apenas uma secretária."


Imagem relacionada


Ela também afirmou publicamente que:
"Eu acho que é muito importante mais mulheres na computação. Meu slogan é: A computação é muito importante para ser deixada para os homens. Eu acho que mulheres trazem uma perspectiva diferente para computação, elas são mais pensativas e menos inclinadas a ir direto para soluções técnicas. Minha crença é que, ciência da computação é fascinante - você está tentando fazer coisas que não existem." *

 (*) Traduções próprias.

https://en.wikipedia.org/wiki/Karen_Sp%C3%A4rck_Jones Huddersfield, Yorkshire, England

Share:

0 comentários