Mulheres na Indústria de Games
Por: Pedro Costa
De acordo com a Developer Satisfaction Survey 2016 (3), realizada pela International Game Developers Association (IGDA), aproximadamente três quartos dos programadores de jogos eram homens em 2015. É notável, também, a toxicidade tanto dentro da indústria quanto na comunidade gamer para com as mulheres interessadas em jogos. Um exemplo foi o episódio “Gamergate”(4), marcado pelo assédio sofrido por desenvolvedoras . Isso contribui para afastá-las ainda mais de se tornarem profissionais da área.
Historicamente, videogames foram enquadrados com brinquedos para meninos mas, com tantas mulheres e adultos(as) jogando, este não é mais o caso. O problema é que os impactos positivos dessa mudança estão demorando a vir, principalmente porque quem está entrando no mercado de trabalho hoje cresceu num ambiente mais alheio e até hostil às jogadoras.
Se existe uma indústria que se beneficia com diversidade, esta é a dos games. Ter pessoas com diversas vivências e visões de mundo na equipe ajuda a criar títulos que se destacam por oferecer experiências únicas. Além disso, como mencionado anteriormente, o mercado consumidor está mais diverso que antes e uma das formar de a indústria se adaptar é se tornando mais inclusiva.
A IGDA havia realizado outra pesquisa em 2005(5) que concluiu que apenas 11,5% dos cargos em empresas de jogos eram ocupados por mulheres. Isto quer dizer que, aos poucos, as coisas estão mudando. Vale mencionar algumas iniciativas nessa área, como o WiDGET (6), além da própria indústria estar reconhecendo a importância de ser proativa(2).
Se existe uma indústria que se beneficia com diversidade, esta é a dos games. Ter pessoas com diversas vivências e visões de mundo na equipe ajuda a criar títulos que se destacam por oferecer experiências únicas. Além disso, como mencionado anteriormente, o mercado consumidor está mais diverso que antes e uma das formar de a indústria se adaptar é se tornando mais inclusiva.
Referências:
More women are becoming game developers, but there’s a long way to go. (1)
http://theconversation.com/more-women-are-becoming-game-developers-but-theres-a-long-way-to-go-79843
Women in gaming: Resources for female video game developers. (2)
https://www.godaddy.com/garage/women-in-gaming-resources-female-video-game-developers/
Developer Satisfaction Survey 2014 and 2015. Diversity in the Game Industry Report. (3)
http://c.ymcdn.com/sites/www.igda.org/resource/collection/CB31CE86-F8EE-4AE3-B46A-148490336605/IGDA_DSS14-15_DiversityReport_Aug2016_Final.pdf?hhSearchTerms=%22women%22
O que é GamerGate e por que você se importaria com ele. (4)
https://tecnoblog.net/174053/o-que-e-gamergate-estudio-pax-east/
Game Developer Demographics: An Exploration of Workforce Diversity. (5)
http://c.ymcdn.com/sites/www.igda.org/resource/collection/9215b88f-2aa3-4471-b44d-b5d58ff25dc7/IGDA_DeveloperDemographics_Oct05.pdf?hhSearchTerms=%22diversity+and+report%22
WiDGET (6)
http://widgetau.org/
https://twitter.com/widgetau
De acordo com a Developer Satisfaction Survey 2016 (3), realizada pela International Game Developers Association (IGDA), aproximadamente três quartos dos programadores de jogos eram homens em 2015. É notável, também, a toxicidade tanto dentro da indústria quanto na comunidade gamer para com as mulheres interessadas em jogos. Um exemplo foi o episódio “Gamergate”(4), marcado pelo assédio sofrido por desenvolvedoras . Isso contribui para afastá-las ainda mais de se tornarem profissionais da área.
Historicamente, videogames foram enquadrados com brinquedos para meninos mas, com tantas mulheres e adultos(as) jogando, este não é mais o caso. O problema é que os impactos positivos dessa mudança estão demorando a vir, principalmente porque quem está entrando no mercado de trabalho hoje cresceu num ambiente mais alheio e até hostil às jogadoras.
Se existe uma indústria que se beneficia com diversidade, esta é a dos games. Ter pessoas com diversas vivências e visões de mundo na equipe ajuda a criar títulos que se destacam por oferecer experiências únicas. Além disso, como mencionado anteriormente, o mercado consumidor está mais diverso que antes e uma das formar de a indústria se adaptar é se tornando mais inclusiva.
A IGDA havia realizado outra pesquisa em 2005(5) que concluiu que apenas 11,5% dos cargos em empresas de jogos eram ocupados por mulheres. Isto quer dizer que, aos poucos, as coisas estão mudando. Vale mencionar algumas iniciativas nessa área, como o WiDGET (6), além da própria indústria estar reconhecendo a importância de ser proativa(2).
Se existe uma indústria que se beneficia com diversidade, esta é a dos games. Ter pessoas com diversas vivências e visões de mundo na equipe ajuda a criar títulos que se destacam por oferecer experiências únicas. Além disso, como mencionado anteriormente, o mercado consumidor está mais diverso que antes e uma das formar de a indústria se adaptar é se tornando mais inclusiva.
Referências:
More women are becoming game developers, but there’s a long way to go. (1)
http://theconversation.com/more-women-are-becoming-game-developers-but-theres-a-long-way-to-go-79843
Women in gaming: Resources for female video game developers. (2)
https://www.godaddy.com/garage/women-in-gaming-resources-female-video-game-developers/
Developer Satisfaction Survey 2014 and 2015. Diversity in the Game Industry Report. (3)
http://c.ymcdn.com/sites/www.igda.org/resource/collection/CB31CE86-F8EE-4AE3-B46A-148490336605/IGDA_DSS14-15_DiversityReport_Aug2016_Final.pdf?hhSearchTerms=%22women%22
O que é GamerGate e por que você se importaria com ele. (4)
https://tecnoblog.net/174053/o-que-e-gamergate-estudio-pax-east/
Game Developer Demographics: An Exploration of Workforce Diversity. (5)
http://c.ymcdn.com/sites/www.igda.org/resource/collection/9215b88f-2aa3-4471-b44d-b5d58ff25dc7/IGDA_DeveloperDemographics_Oct05.pdf?hhSearchTerms=%22diversity+and+report%22
WiDGET (6)
http://widgetau.org/
https://twitter.com/widgetau
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